Subscrever Newsletter  |  Registo Online  |  Sugestões    

          

 

 

 

 

A moda também está nos cabelos africanosFACTOS QUE AS MULHERES DEVEM SABER SOBRE CABELO AFRO

 

A moda também está nos cabelos africanos

 

           

 

Não existe nenhuma mulher que não se preocupe com a

beleza dos cabelos. Mesmo com uma rotina agitada, elas encontram algum tempo para cuidar da estética e principalmente das madeixas. No caso das mulheres negras,

ou com cabelo naturalmente ondulado, manter os fios

saudáveis e escolher o tratamento correto pode até ser uma tarefa muito trabalhosa, porém os resultados serão deslumbrantes.

 

Convém no entanto esclarecer que nem todas as pessoas

afro-descendentes têm cabelos naturalmente texturizados, embora a esmagadora maioria o tenha.

 

O cabelo natural está a passar por um período moderno graças a grandes ícones do mundo das celebridades, assim como das passarelas. No entanto, ainda existem alguns mitos sobre o cabelo africano.

 

Vamos tentar desmistificar essas ideias.

 

Celebridades como Tyra Banks tornam cabelo afro numa tendência

Celebridades como Tyra Banks tornam cabelo afro numa tendência

 

1 – A água é o melhor amigo do seu cabelo

 

Apesar de dizer mal da sua vida quando chove, principalmente quando o seu cabelo foi quimicamente tratado, a verdade é que tem um produto natural sempre à mão pois a água é o melhor hidratante que o seu cabelo pode ter. Lave o cabelo regularmente e não hesite em usar um spray à base de água e óleo se ele estiver um pouco seco. Um “must”, de resto, se precisar de usar um pente para desembaraçar o cabelo.

 

2 - O seu cabelo natural é versátil

 

Sabemos que por vezes se sente “presa” e só desejava que o seu cabelo pertencesse a outra pessoa, mas coragem! Os cabelos afros são naturalmente bonitos e cheios de estilo. A verdade é que tem várias opções no que toca a penteados. Se gosta de fazer um “afro” na segunda-feira e um penteado sofisticado na terça-feira, saiba que a textura do seu cabelo pode ser alterada de um estilo para o outro com facilidade. Prepare-se para desfrutar de um penteado diferente para cada ocasião e disposição, se assim o desejar.

 

Ontem ondulado, hoje liso. Versátil e belo

Ontem ondulado, hoje liso. Versátil e belo

 

Mas não quer um look "étnico"? Bem, um estudo revela que o seu cabelo natural fica melhor quando se encontra relaxado, por isso se você gosta de um visual direito e natural, tenha calma. Lembre-se apenas de proteger o cabelo com os produtos apropriados e deixe-o solto, com cachos.

 

3 – Acessórios fabulosos

 

Lenços, faixas, presilhas e ganchos com flores artesanais podem compor visuais lindos e versáteis. Abuse desses acessórios. Pode usa-los com penteados presos, soltos ou semi-presos.

 

4 – A escolha de um bom profissional

 

O primeiro cuidado básico é escolher um bom profissional. Ele indicará os produtos que devem ser usados nos seus cabelos. Hidratação também é fundamental, pois além da tendência natural para ficarem secos, a maioria destes cabelos contém tratamentos químicos (alisamentos, relaxamentos, permanentes afro). Tenha por isso atenção à qualidade dos produtos que for usar, como o secador, alisador, etc.

 

Essencial é a escolha de um bom profissional

Essencial é a escolha de um bom profissional

 

5 - O seu cabelo não precisa de óleos pesados

 

Apesar de mães e avós pensarem que era vital “afogar” os cabelos crespos em gordura para os deixar brilhantes e saudáveis, agora sabemos o contrário. Não sobrecarregue o seu cabelo e couro cabeludo com produtos oleosos. Embora possuam brilho temporário vão-se ressentir na raiz e, ironicamente, secar o cabelo...

 

6 – De ondulado a liso em poucos minutos

 

Lave o seu cabelo com champô e condicionador específicos. Em seguida aplique um produto termo-activador pois contém componentes que vão proteger os fios do calor do secador. É importante secar os fios com escova e pente fino (método americano), porque para além de alisar mais rapidamente, não danifica o cabelo. Depois, é só passar a prancha lentamente, e enrolar de baixo para cima modelando o comprimento.

 

7 – Tratamentos químicos

 

É importante referir que para executar qualquer tipo de tratamento químico, deve-se ficar de cinco a seis meses, pelo menos, sem aplicar químicos. Faz-se o teste da madeixa para ver se o cabelo pode receber tratamento químico o qual, em caso positivo, é aplicado somente na parte virgem dos fios. Cabelos com descoloração ou pintados não podem ser alisados, sob o risco de caírem ou quebrar. Além disso, quem alisa ou relaxa os cabelos deve evitar colocar extensões com cola porque na altura de as tirar, o cabelo que está fragilizado pelos processos químicos, pode cair.

 

Com o tratamento adequado, o cabelo natural fica para além do sensual

Com o tratamento adequado, o cabelo natural fica para além do sensual

 

8 – Está na moda

 

A moda também está nos cabelos africanos. Os famosos “dreads” e as trancinhas são oriundas dos costumes africanos. Ainda hoje, na África, as mulheres sentam-se nas praças das cidades para fazer trancinhas. Já em Portugal existe um sem número de salões que pratica este método o qual, em muitos casos, cobre a cabeça toda.

 

Conclusão; quando se trata de cabelo, uma mulher negra pode tê-lo da forma que quiser: liso (com o uso de relaxante), cacheado (ao natural), com tranças francesas (só as mulheres negras sabem como “arrasar com trancinhas”), estilo afro… Esta é pois a beleza e versatilidade da textura deste tipo de cabelo.

 

 Imagens: Divulgação

                                                        

 

 

 

 

O teu sonho é ser modelo?

 

    Mapa do site  |  Quem somos  |  Adicionar aos favoritos  |  Sugerir este site a um amigo  |  Publicidade on-line  |  Nota de privacidade  |  Condições de utilização  |  Siga-nos em  

Facebook  

Twitter

   

   O uso e a utilização no todo ou em parte deste site constitui aceitação das Condições de Utilização assim como a Nota de privacidade. O material constante neste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, gravado

   ou copiado de outra forma, sem o expresso consentimento prévio e por escrito. Para  mais informações por favor contactar info@tendenciasonline.com. Tendências Online 2012 © Todos os direitos reservados.  Website optimizado

   para Internet Explorer.